Contém um nível mais de associate, com isso não é considerado uma certificação complicada, pois, você precisa ter um bom conhecimento de Kubernetes e Cloud Native e também estudar algums componentes que não fazem parte do dia a dia.
Diferente dos exames CKA, CKD e CKS, que são exames totalmente práticos, as perguntas do KCNA são todas de múltipla escolha com um limite de tempo de 90 minutos, e custo de $250.00 (Dólares) e incluindo 1 retake.
A Cloud Native Computing Foundation
permite que as organizações criem e executem aplicativos escalonáveis, através decsoftware de código aberto em clouds públicas, privadas e híbridas.
A Cloud Native Computing Foundation (CNCF) hospeda componentes essenciais da infraestrutura de tecnologia global, incluindo Kubernetes, Prometheus e Envoy.
CNCF reúne os principais desenvolvedores, usuários finais e fornecedores da indústria e dirige as maiores conferências de desenvolvedores de código aberto do mundo.
Com o suporte de mais de 500 membros, incluindo as maiores empresas de computação em nuvem e software do mundo, bem como mais de 200 startups inovadoras, o CNCF faz parte da organização sem fins lucrativos Linux Foundation: www.cncf.io.
Possui um landscape online bem completo para ser consultado:
KCNA é uma certificação pré-profissional projetada para candidatos interessados em avançar para o nível profissional por meio de uma compreensão demonstrada dos conhecimentos e habilidades fundamentais do Kubernetes. Esta certificação é ideal para estudantes ou candidatos interessados em trabalhar com tecnologias nativas da nuvem que estam presentes no landscape da CNFC (Cloud Native Computing Foundation).
Um KCNA certificado confirmará o conhecimento conceitual de todo o ecossistema nativo da nuvem, principalmente com foco no Kubernetes. O exame KCNA destina-se a preparar os candidatos para trabalhar com tecnologias nativas da nuvem e buscar outras credenciais CNCF, incluindo CKA, CKAD e CKS.
A KCNA demonstrará o conhecimento básico do candidato sobre Kubernetes e tecnologias nativas da nuvem, incluindo como implantar um aplicativo usando comandos básicos do kubectl, a arquitetura do Kubernetes (containers, pods, nodes, clusters), entendendo o cenário e os projetos nativos da nuvem (armazenamento, network, GitOps, Service Mesh) e entender os princípios de segurança de uma cloud.