DevOps é um conjunto de práticas em que o desenvolvimento, as operações de TI, a qualidade e a segurança estão associados à Integração Contínua/Entrega Contínua (CI/CD) para entregar um produto confiável aos clientes finais.
A cultura DevOps facilita a colaboração da equipe principal de desenvolvimento e operação, permitindo que as empresas reduzam os custos corporativos, e lidem com falhas como parte do processo, implementem mudanças graduais, aproveitem ao máximo ferramentas de automação e, por fim, realizam medição de tudo.
E por isso que você já deve ter ouvido que DevOps não é cargo e sim uma cultura.
DevOps é a união de pessoas, processos e produtos para automatizar a entrega de softwares, viabilizando continuamente a entrega de valor para os usuários.
Enquanto o DevOps trata de qual aspecto das questões, o SRE fala sobre como parte de tudo. No entanto, existem algumas outras diferenças entre os dois.
1 - Implementação de novos recursos – DevOps é responsável por implementar a solicitação de novos recursos para um produto, enquanto os SREs garantem que essas novas alterações não aumentem as taxas gerais de falha na produção.
2 - Fluxo do processo – Uma equipe de DevOps tem uma perspectiva do ambiente de desenvolvimento para colocar as mudanças do desenvolvimento na produção. Por outro lado, os SREs têm uma perspectiva de produção, para que possam fazer sugestões à equipe de desenvolvimento para limitar as taxas de falha, apesar das novas mudanças.
3 - Foco – O foco principal do DevOps é a continuidade e a velocidade do desenvolvimento do produto, enquanto o foco principal do SRE é a confiabilidade, escalabilidade e disponibilidade do sistema.
4 - Estrutura da Equipe – Uma equipe típica de DevOps consiste em profissionais com funções e responsabilidades dedicadas, como – Proprietário do Produto, Líder de Equipe, Arquiteto de Nuvem, Desenvolvedor de Software, Engenheiro de QA, Administrador do Sistema. Em contraste, os SREs possuem uma equipe de engenheiros com habilidades operacionais e de desenvolvimento definidas.
Diferença nas funções de trabalho de SRE e DevOps